Número de novas empresas cai 42% no semestre

Autor: Da Redação,
sábado, 27/08/2016
Foto: Tribuna do Norte

Há 15 dias, o espaço que era de um conhecido estúdio fotográfico no calçadão da Praça Rui Barbosa, em Apucarana, entre as ruas Rio Branco e Professor João Cândido Ferreira, passou a ser o novo endereço de uma pastelaria. Quem passa pelo local já percebeu a alternância de ramo. 

O setor gastronômico é um dos mais promissores mesmo em tempo de economia retraída. Segundo levantamento feito pela Tribuna junto ao Departamento de Tributação da Prefeitura, no primeiro semestre deste ano foram abertas 397 novas empresas na cidade. No mesmo período do ano passado foram 687, o que representa uma queda de 42%.

Por outro lado, o número de empresas fechadas manteve estável. Neste ano foram 242, contra 240 nos seis primeiros meses de 2015, o que revela uma certa estabilidade das empresas já constituídas. Contrariando a estatística, o empresário Thiago Oliveira, que está à frente do novo empreendimento na Praça Rui Barbosa, decidiu apostar no risco depois de analisar o setor gastronômico junto com os sócios.

Um dos fatores, segundo ele, que o fez tomar a decisão foi a liberação do ponto comercial, considerado estratégico. Além da localização, Oliveira revela que o investimento também tem como base a experiência na área de pastelaria já há dez anos. “A perspectiva é muito boa, mas, antes de locar o espaço, estudamos a área e também observamos se os nossos clientes passavam por aqui. É um novo empreendimento com novos clientes”, comenta.

Leia mais nas edições digital e impressa deste sábado (27) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná