Receita desburocratiza sistema de suspensão de tributos para exportador

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 29/01/2016

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Receita Federal simplificou o sistema de suspensão de impostos federais sobre insumos usados pela indústria para produtos a serem exportados.
Hoje, 20 empresas se beneficiam do chamado Recof (Regime de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado). Com a desburocratização, a Receita espera a adesão de mais 1.000 empresas, com potencial de exportar US$ 50 bilhões.
Antes, o exportador tinha que investir em sistemas informatizados para integrar o regime especial. Agora, a Receita desenvolveu um sistema, chamado Recof-Sped, que busca as informações das escriturações digitais, documentos que as empresas já são obrigadas a apresentar.
Segundo José Carlos de Araújo, subsecretário de Aduana e Relações Internacionais, o regime é muito mais atrativo, a partir do momento em que a empresa exportadora não tem que entregar documentos toda vez que importar insumos para ter a suspensão de tributos nem investir altos valores para um sistema dedicado.
As empresas não são obrigadas a participar. O sistema passa a valer a partir desta sexta (29), e as empresas tem 90 dias para aderir.