Microsoft lança versão educativa do ’Minecraft’ voltada ao uso em escolas

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 22/01/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Microsoft anunciou nesta semana o lançamento de uma versão do game ‘Minecraft‘ específica para uso em sala de aula. O novo projeto, chamado Minecraft Education Edition, será lançado como versão de teste gratuita no início do segundo semestre, antes do começo do ano letivo no hemisfério norte (também será possível usá-lo no Brasil).
O produto será construído de forma colaborativa por meio do site do produto. No portal, os educadores podem baixar planos de aula usando o game, no qual o jogador pode construir praticamente qualquer coisa a partir de blocos. O professor poderá, por exemplo, usar cenas do templo grego de Artemis para trazer lições sobre poesia, história e arquitetura.
A plataforma será uma atualização da MinecraftEdu, da empresa TeacherGaming, lançada em 2011 e usada em cerca de 40 países.
Com mais de 100 milhões de usuários, ‘Minecraft‘ é um dos jogos mais populares do mundo, e há algum tempo tem sido utilizado como ferramenta de aprendizagem, incluindo no Brasil.
‘O Minecraft já vinha sendo usado ao redor do mundo, mas o que nós queremos é construir a próxima fase deste movimento‘, diz Vu Bui, diretor de operações da Mojang, a desenvolvedora do jogo, comprada pela Microsoft em 2014, em um vídeo de divulgação da plataforma.
A Microsoft ainda não confirmou quanto o produto custará após o período de teste, mas de acordo com o FAQ do site oficial, a plataforma será integrada ao Office 365 e a licença deve ficar em torno de US$ 5 (R$ 20) anuais para cada usuário.