Buscando superar escândalos, VW apresenta protótipo híbrido nos EUA

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 11/01/2016

EDUARDO SODRÉ, ENVIADO ESPECIAL (*)
DETROIT, EUA (FOLHAPRESS) - A expressão New Volkswagen foi exibida no telão da empresa durante boa parte da coletiva de imprensa em Detroit.
A marca alemã participa do primeiro grande salão em solo americano após o escândalo de adulteração dos motores a diesel, e tenta provar que o problema foi uma exceção em sua história.
O presidente da empresa nos EUA, Michael Horn, e Herbert Diess, membro do conselho diretor da VW, passaram cerca de dez minutos falando sobre investimentos nos EUA (900 milhões de dólares a partir deste ano) e pedindo desculpas.
Diess afirmou que a empresa desapontou consumidores, mas está "buscando retomar o caminho certo".
A única novidade apresentada é o conceito Tiguan GTE Active, um protótipo híbrido baseado na segunda geração do SUV.
Enquanto o motor a gasolina atua no eixo traseiro, o propulsor elétrico vai acoplado às rodas dianteiras. Eles trabalham em conjunto quando há demanda por tração integral.
A VW confirmou que irá produzir um novo utilitário em sua fábrica americana, o que consumirá a maior parte dos investimentos. De acordo com a empresa, a iniciativa deverá gerar 2.000 empregos no estado do Tennessee.
FORD
Já o destaque da Ford em Detroit é a renovação do sedã Fusion, que deve chegar ao Brasil no segundo semestre, importado do México.
O sedã ganhou novos faróis com luzes diurnas em LED e um friso cromado que liga as lanternas traseiras.
Um dos motores em destaque é o V6 biturbo, com cerca de 330 cv. A potência o coloca acima de concorrentes com seis cilindros, como o Toyota Camry e o Honda Accord.
Para o Brasil, deverão ser mantidas as versões flex, 2.0 Ecoboost e Hybrid
* O jornalista viajou a convite da GM do Brasil