Para editores brasileiros, qualidade é prioritária para futuro de jornais

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 09/11/2015

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em debate na conferência da INMA (Associação Internacional de Mídia Jornalística), em São Paulo, os editores das principais Redações do país enfatizaram que o jornalismo de qualidade é prioritário na busca de um novo modelo de negócios para a imprensa, que se contraponha à redução nas receitas com publicidade.
"Nossa crença é que é hora de fortalecer o jornalismo", afirmou Marta Gleich, editora-executiva do "Zero Hora". "A gente sabe que depende cada vez mais do dinheiro que vem do leitor e, para que o cara queira pagar", o conteúdo tem que ser cada vez melhor.
Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo, afirmou que o jornal vê "com muito carinho" o modelo de assinatura digital, adotado há três anos, exatamente porque "a circulação tem um peso cada vez maior". Em três anos, sublinhou, "passamos de zero a 140 mil assinantes digitais".
Ascânio Seleme, diretor de Redação de "O Globo", relatou os esforços do jornal carioca para garantir "conteúdo de qualidade desde cedo e abundante". Para Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo de "O Estado de S. Paulo", "a atividade de produzir informação, com checagem e validação, vai se confirmando como essencial" para o consumidor.
Além da cobrança pelo conteúdo digital, Dávila ressaltou ações que estão sendo realizadas pela Folha de S.Paulo nesse momento de "transformação" do setor, como a criação de serviços exclusivamente digitais e a integração entre tecnologia e Redação.
Também a busca de parcerias com plataformas como Google e Facebook, com divisão de receitas. "Sem o conteúdo de qualidade, redes de busca e redes sociais perdem muito de seu valor. Está na hora de ter uma conversa séria sobre esse assunto."
O EVENTO
A conferência da INMA tem o tema "A nova transformação da indústria de notícias" e se encerra nesta terça-feira (10). Entre os tópicos a serem abordados estão os novos formatos de cobrança e receitas de conteúdo.
Participam, como palestrantes e debatedores, 24 executivos de empresas jornalísticas do Brasil e do exterior.
Quem deseja participar pode se inscrever no local (auditório do Google, Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477, Itaim Bibi), a partir de US$ 1.195.
PROGRAMAÇÃO DE TERÇA, DIA 10
9h
Jason Washing, diretor de Parcerias Estratégicas do Google
9h40
As lições globais para crescimento de assinaturas do "NYT"
Mark Campbell, vice-presidente de Marketing do Consumidor do "New York Times".
10h55
Painel América Latina
Antonio Jiménez Barca, diretor de Redação do espanhol "El País", e Martha Ortiz, diretora do "El Colombiano".
12h15
Big Data 2.0: O que as empresas de notícias precisam entender e fazer agora
Gustavo Ioschpe, fundador e presidente-executivo da Big Data, e Pablo Cerdeira, chefe do Pensa - Sala de Ideias, da Prefeitura do Rio.
14h15
Painel Digital: O que o futuro vai exigir das companhias de mídia
Guilherme Gomide, presidente-executivo de América Latina da agência Mirum, Michel Lent Schwartzman, fundador e diretor de Produção da LENT/AG, e Jonas Leite Suassuna, presidente da Gol Grupo.
15h15
Atendendo às exigências atuais para gerar receita de forma criativa
Ana Paula Padrão, apresentadora na Rede Bandeirantes e empresária.
16h
Inma Talks
Pyr Marcondes, diretor geral da M&M Consulting, e Paula Nader, diretora de Marca e Marketing do Banco Santander
17h30
A visão de uma grande editora em relação ao novo papel do publisher
Tiago Afonso, diretor de Marketing da Editora Abril.
18h15
Adaptando-se ao novo ambiente da mídia
Mark Challinor, presidente mundial da Inma e presidente-executivo da Media Futures.