Faturamento de pequenas empresas de SP cai 10,2%

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 20/07/2015

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A receita das pequenas e médias empresas de São Paulo caiu 10,2% em maio, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em todos os meses desse ano o faturamento dos negócios desses portes foi menor em relação a 2014. Os dados são do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Na comparação com abril, o faturamento das pequenas empresas aumentou 0,1%. Apesar de ser uma leve alta, o coordenador da área de pesquisa do Sebrae-SP, Marcelo Moreira, classifica como o resultado como péssimo. "Maio é o dia das mães, a segunda data comemorativa mais forte para o comércio", afirma.
A queda no comércio foi de 4,5% em relação a 2014. Os outros setores foram ainda pior. Serviços caíram 13,6%, e a indústria, 17,4%.
Uma das explicações para uma queda de 10,2% de faturamento é que as pequenas empresas são muito dependentes do mercado interno. Segundo Moreira, apenas 1% dos negócios desses portes exportam.
Para fazer a pesquisa, o Sebrae-SP entrevista 2.700 proprietários de pequenas e médias empresas. E 60% deles afirmaram que esperam estabilidade no faturamento no segundo semestre de 2015, em relação ao ano passado.