ONS reduz previsão de água em hidrelétricas ao final deste mês

Autor: Da Redação,
domingo, 26/10/2014

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a previsão de armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste ao final de outubro. De acordo com relatório divulgado durante a semana, as represas devem fechar o dia 31, próxima sexta, com nível médio em 18,4%. Na semana passada, a estimativa era de 19%.

As hidrelétricas localizadas nas duas regiões respondem por cerca de 70% da capacidade do país de gerar eletricidade. Por isso, o governo vem acompanhando com atenção a redução no armazenamento de água nesses reservatórios, afetados pela queda no volume de chuvas nos dois últimos verões. Na região Nordeste, onde está o segundo maior parque gerador do país, as represas devem chegar ao final de outubro com nível de água em 15,2%, segundo o mesmo relatório.

Na terça (21), o G1 mostrou que a situação nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste já é pior que na mesma época de 2001, quando o país passava por racionamento de energia. De acordo com o ONS, na quinta (23), dado mais recente, o armazenamento médio de água nas hidrelétricas das duas regiões estava em 20,32%. No dia 23 de outubro de 2001 era um pouco superior: 21,54%.

Entretanto, as duas regiões, somadas, têm hoje capacidade de armazenamento de água e, portanto, de gerar energia, superior à de 13 anos atrás: 205 mil MW por mês, ante 160,8 mil MW.

Outubro mais seco

O relatório também informa que este outubro será mais seco que o normal, o que prejudica a recuperação dos reservatórios. De acordo com o operador, a quantidade de água de chuva esperada para chegar às hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste até o final do mês representa 60% da média histórica.