Banco Itaú é a marca mais valiosa do País

Autor: Da Redação,
sábado, 12/06/2010
As instituições lideram a lista das marcas mais valiosas

As instituições financeiras, seguindo a tradição de anos anteriores, lideraram o ranking de marcas mais valiosas do Brasil em 2010, segundo levantamento da consultoria Interbrand. O banco Itaú, que ao final de 2008 se fundiu com o Unibanco, lidera a lista, com a sua marca avaliada em R$ 20,651 bilhões. Em segundo lugar nesse ranking está o Bradesco, que teve o valor da sua marca avaliado em R$ 12,381 bilhões. Em terceiro lugar aparece a Petrobras, com R$ 10,805 bilhões. O Banco do Brasil ficou em quarto lugar do ranking e teve o seu valor de marca estimado em R$ 10,497 bilhões.

A cerveja Skol, marca que pertence à AmBev, ficou em quinto no ranking, com valor de R$ 6,593 bilhões. ?As cinco primeiras colocadas do ranking brasileiro poderiam figurar entre as cem marcas mais valiosas do mundo. Falta-lhes apenas maior visibilidade, reconhecimento e presença internacional para serem verdadeiramente globais. Isso é apenas uma questão de tempo?, afirma Alejandro Pinedo, diretor geral da Interbrand Brasil. Em 2009, a consultoria não realizou o ranking no Brasil e em 2008 divulgou uma versão ampliada para toda a América Latina, que também foi liderada pelo Itaú.

Para Pinedo, o destaque dos bancos no ranking nacional se deve ao fato de eles serem extremamente conhecidos e estarem muito presentes na vida dos brasileiros. ?Também é preciso levar em conta o tamanho da receita e do lucro dessas instituições, sendo que boa parte desse lucro vem do poder da marca?, explica ele. No último ranking global da Interbrand, realizado no final de 2009, nenhum banco aparece nas três primeiras posições, que são ocupadas por Coca-Cola, IBM e Microsoft, nesta ordem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.