Ibovespa sobe, ajudado por alta da Petrobras e bancos

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 06/03/2014

A Bovespa fechou a sessão em alta, se recuperando da queda da véspera, conduzida pelo avanço das ações da Petrobras e do setor financeiro, além do bom humor no exterior. No fim da sessão, o Ibovespa subiu 1,08%, aos 47.093,13 pontos. Na mínima, registrou 46.502 pontos (-0,19%) e, na máxima, 47.400 pontos (+1,74%). O volume negociado nesta quinta-feira, 6, totalizou R$ 5,776 bilhões. A Bovespa acumula baixa de 8,57% no ano.

As ações da Petrobras se recuperaram das mínimas registradas no fechamento de ontem e ajudaram a impulsionar os ganhos da bolsa. A companhia informou hoje que registrou novo recorde de produção diária de petróleo nos campos do pré-sal em 27 de fevereiro, totalizando 412 mil barris. Petrobras PN subiu 1,05% e Petrobras ON avançou 1,73%. Operadores afirmaram que investidores estrangeiros compraram as ações ON da companhia durante o pregão, o que ajudou a impulsionar também os papéis PN.

As ações do setor financeiro também apresentaram desempenho positivo na sessão, lideradas pelos papéis do Bradesco, com alta de 3,78%. Itaú Unibanco (+2,77%) e Santander (+1,50%).

As ações Vale fecharam em direções divergentes, afetadas pelas ações tomadas pela China para combater a poluição no país e que podem resultar no fechamento de algumas indústrias de uso intensivo de energia, como as siderúrgicas. Vale PNA terminou estável e Vale ON cai 0,31%.

A ata da reunião de fevereiro do Comitê de Política Monetária (Copom) foi vista como "neutra" para a Bolsa, uma vez que corrobora a percepção de que o ritmo de alta da taxa básica de juros deve seguir reduzido, em 0,25 ponto porcentual, e a extensão do ciclo de aperto da Selic pode terminar já em abril. No entanto, os agentes olham com certo receio a projeção do Banco Central de reajuste zero no preço da gasolina, contida no documento.

Nos EUA, as bolsas operavam em alta na sua maioria no fim da tarde, após o relatório dos pedidos de auxílio-desemprego semanais apontar uma queda das solicitações para o menor patamar em três meses. Perto das 17h20, o Dow Jones subia 0,47% e o S&P 500 tinha alta de 0,26%. O índice Nasdaq recuava 0,12%, afetado pela queda das ações de biotecnologia. Amanhã, será divulgado o relatório do mercado de trabalho americano, conhecido como payroll, de fevereiro. Analistas acreditam que os números deverão ser distorcidos pelas condições climáticas ruins no país.