Aneel aprova reajuste para Santa Cruz e outras quatro distribuidoras

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 30/01/2014





Por Julia Borba

BRASÍLIA, DF, 30 de janeiro (Folhapress) - A distribuidora de energia paulista Santa Cruz poderá aumentar a tarifa em 30,64% a partir de 3 de fevereiro.

O acréscimo foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), hoje, durante reunião da diretoria, que também autorizou reajustes para outras quatro empresas que operam no interior paulista.

O percentual permitido à Santa Cruz é o mais expressivo.

A empresa atende a 195 mil residências em 24 municípios do interior de São Paulo e em três do Paraná.

Em geral, as alterações feitas sobre as tarifas refletem, principalmente, a variação da inflação (medida pelo IGP-M), aumentos no custo de encargos do sistema e gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia.

Mas, no caso da Santa Cruz, também precisou ser levado em consideração os custos extras que a empresa, como compra de energia, para atender a demanda dos consumidores, e o acréscimo aprovado no ano passado, referente ao reajuste de 2012, que não havia sido aplicado ainda.

Ao todo, 195 mil residências são atendidas pela companhia, que abrange 24 municípios do interior de São Paulo e três do Paraná.

Mais Reajustes

Além da distribuidora Santa Cruz, a Aneel também permitiu o reajuste da Companhia Jaguari de Energia, que aumentará os preços em 14,21% e a Companhia Sul Paulista de Energia, cujo reajuste ficou em 0,33%.

Já a Companhia Luz e Força Mococa terá de baixar seu preço em 7,65% e a Companhia Leste Paulista de Energia terá de aplicar uma redução de -3,35% sobre a tarifa atual.

A Companhia Jaguari de Energia atende 36 mil residências em Jaguariúna e Pedreira.

A Sul Paulista, por sua vez, leva energia para 79 mil casas nos municípios paulistas de Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Guareí, Sarapuí e Alambari.

Já a Companhia Luz e Força Mococa cobre o município de Mococa, em São Paulo, e outros três em Minas Gerais, o que corresponde a 43 mil residências.

Leste Paulista atende 53 mil casas nos municípios paulistas de São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Divinolândia, Casa Branca, Itobi, Tapiratiba e Caconde.

Em todos os casos, as novas tarifas passam a vigorar também no dia 3 de fevereiro.