Vodafone venderá sua participação na Verizon Wireless

Autor: Da Redação,
domingo, 01/09/2013





SÃO PAULO, SP, 1 de setembro (Folhapress) - A companhia telefônica Vodafone, do Reino Unido, fez um acordo com a americana Verizon para vender sua participação na Verizon Wireless por U$ 130 bilhões (R$ 308 bilhões), segundo o "Wall Street Journal".

A conclusão da operação ainda não foi aprovada pelas empresas, mas espera-se um anúncio oficial do acordo na tarde de hoje. O conselho da Vodafone vai se reunir hoje para analisar o acordo. O conselho da Verizon fará o mesmo amanhã.

A Vodafone é proprietária de 45% das ações da Verizon Wireless, maior companhia de telefonia móvel norte-americana em número de usuários. Já a Verizon é dona dos outros 55%.

Fontes da agência Reuters afirmam que a Verizon pretende pagar por metade da compra com seus próprios recursos. Para o resto, a empresa consultou os bancos JP Morgan, Morgan Stanley, Barclays e Bank of America, para ajudar a levantar capital por meio de títulos de crédito e empréstimos bancários.

As ações da Vodafone subiram mais de 9% na bolsa de Londres na última sexta, depois do anúncio das negociações. O acordo, se concretizado, implicará a saída da companhia britânica do mercado norte-americano.