MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mantega nega que redução do IOF seja para conter dólar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, nesta quarta-feira, 5, não saber se a queda do dólar verificada na abertura do mercado de câmbio nesta manhã já é resultado da eliminação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as aplicações de c

Da Redação

·
Mantega nega que redução do IOF seja para conter dólar
Icone Camera Foto por Agência Brasil
Mantega nega que redução do IOF seja para conter dólar
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.06.2013, 16:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, nesta quarta-feira, 5, não saber se a queda do dólar verificada na abertura do mercado de câmbio nesta manhã já é resultado da eliminação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as aplicações de capital estrangeiro em renda fixa. O imposto, antes de 6%, foi zerado pelo governo e passa a valer já a partir desta quarta. "A medida é de longo prazo e não para ter efeito imediato", disse o ministro.

O dólar no mercado à vista abriu nesta quarta-feira, 5, em forte queda, cotado a R$ 2,0950, recuo de 1,97%, no balcão. Analistas do mercado de câmbio avaliaram a queda como uma reação à redução do IOF, uma vez que, segundo eles, a medida reforça a perspectiva de um aumento de ingresso de recursos estrangeiros no País.

continua após publicidade
confira também


Mantega, no entanto, negou que o objetivo da medida seja desvalorizar o dólar ante o real. "Queremos deixar livre para aplicações em renda fixa como títulos do governo brasileiro. Na verdade, já havia aplicações, mas nós tínhamos diminuído muito a sua rentabilidade com o IOF de 6%. Hoje, não faz mais sentido porque não há mais todo esse fluxo", disse.

O ministro acrescentou que a rentabilidade das aplicações de renda fixa também caiu porque a taxa de juros é diferente da época em que o governo elevou o IOF, em outubro de 2010. Mantega também negou que o Tesouro esteja com dificuldades para vender seus papéis a investidores estrangeiros. "Estamos financiando muito bem a dívida brasileira, com tranquilidade e não tem essa preocupação".

Inflação

Mantega também negou que a retirada do IOF para os investimentos estrangeiros em renda fixa vise combater a inflação, até porque, segundo o ministro, ela sairá de pauta porque caminha para patamares cada vez menores. "É bom que se diga que a inflação está caindo. O preço dos alimentos está caindo. A safra começou. Então daqui para a frente a inflação será cada vez menor e não há essa preocupação", completou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mantega nega que redução do IOF seja para conter dólar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!