Presidentes do Fed discutem inflação dos EUA

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 03/04/2013

O presidente do Federal Reserve Bank de Richmond, Jeffrey Lacker , e Charles Evans, presidente do Fed de Chicago, ofereceram visões concorrentes sobre inflação nesta terça-feira. O presidente do Fed de Chicago é o único dos dois que tem direito de voto no Fomc este ano.


Charles Evans disse que a credibilidade do Fed depende do desempenho do banco central em atingir os dois elementos do seu mandato duplo, que inclui alcançar nível máximo de emprego assim como uma inflação estável.


A credibilidade do Fed "se desdobra de maneira importante sobre a forma como conduzimos as duas partes do nosso trabalho", disse ele. Ele ressaltou que leva "muito a sério" o fato de que Fed deve também ficar em alerta para os sinais de que a inflação está começando a sair do controle, que é a razão pela qual o Fed diz que só vai continuar seus programas de compra de títulos enquanto a inflação permanecer igual ou inferior a 2,5%.


Já Lacker disse que espera que a inflação aumente significativamente no próximo ano ou nos próximos dois anos. A autoridade vê risco de que ela possa crescer excessivamente nos anos posteriores a isso, especialmente quando o Fed começar a retirar o estímulo da economia.


Ele também disse que se preocupa que os formuladores de políticas tornaram-se complacentes com a sua credibilidade sobre a inflação depois de tantos anos de expectativas bem ancoradas de que a inflação permaneceria baixa. Lacker disse que estava tentando antecipar o que pode dar errado. As informações são da Dow Jones.