Comércio segue otimista com vendas, aponta CNC

Autor: Da Redação,
terça-feira, 26/03/2013

O comércio mantém o otimismo com as vendas em 2013, apesar da confiança do consumidor estar caindo neste início de ano. Mesmo após a queda de 2,5% da pesquisa de "Intenção de Consumo das Famílias", a Confederação Nacional do Comércio (CNC) mantém em 6,5% a expectativa de crescimento das vendas neste ano, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).


"Esperávamos entrar o ano em um ritmo mais forte. O processo de recuperação é lento. O cenário é moderado, mas ainda positivo", afirmou o economista da CNC Bruno Fernandes. Os principais desafios neste ano serão o endividamento das famílias e o comportamento da inflação, disse ele.


A expectativa do economista, no entanto, é de que os preços percam o ritmo nos próximos meses, concluída a fase de pressão dos alimentos e de outras altas pontuais típicas do início do ano, como o reajuste das mensalidades escolares.


A inflação preocupa mais pelo efeito sobre o orçamento das famílias mais pobres, cuja renda é mais comprometida com a compra de alimentos, ressaltou o economista. Como consequência, esse mesmo grupo tende a consumir menos bens duráveis do que os demais consumidores, o que se agrava ainda mais sem os programas de incentivo ao consumo, como o de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.