Twitter é a rede social com mais anúncios de vagas, diz estudo

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 18/02/2013





SÃO PAULO, SP, 18 de fevereiro (Folhapress) - A rede social Twitter concentra o maior número de oferta de vagas de emprego no Brasil. O microblog Twitter reuniu mais de 95% dos 11.544 anúncios coletados entre os dias 21 de janeiro e 3 de fevereiro. Esses são alguns dos resultados de um estudo divulgado pela empresa Scup, plataforma de monitoramento e gestão de mídias sociais. Os dados foram coletados pelo diretor de mídias sociais do Kekanto, Ricardo Azarite. Foram analisadas as ofertas de vagas no Twitter, Facebook, Orkut, LinkedIn e Google Plus. Foram monitorados os perfis de empresas de classificados de empregos como Catho (@Catho_Online), Info Jobs (@infojobscombr), Vagas (@vagas) e Trampos (@trampos), além de realizar buscas nas redes sociais com as palavras-chave "vagas", "vaga", "emprego", "empregos" e "oportunidade".

O Twitter teve 99,4% das vagas, seguido do Google Plus (0,5%) e Facebook, Orkut e LinkedIn (os três somando 0,1%). As áreas de finanças e contabilidade (15,7%) administração (15,6%), vendas (12,9%), computação (11,5%) e marketing (10,4%) lideraram a lista com o maior volume de vagas ofertadas nas redes sociais.

As profissões mais demandadas foram da categoria júnior: assistente (22,2%) e operacional (15,3%). Seguiram-se os cargos estagiário/trainee (10,6%), analista pleno (9,7%), gerente (9,4%), técnico (7,2%), concursado (6,3%), analista júnior (5,9%), consultor (5,4%), analista sênior (4,5%), coordenador (2,3%), profissional liberal (0,7%) e outros (0,5%).

O monitoramento revelou ainda que os melhores períodos para encontrar oportunidades são às quartas e quintas-feiras, das 12h às 18h. Empregos temporários ou free-lancer não figuraram muito nas redes sociais, apenas 77 vagas do tipo foram ofertadas no período.