Taxa de desemprego na Alemanha tem queda inesperada em janeiro

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 31/01/2013





SÃO PAULO, SP, 31 de janeiro (Folhapress) - A taxa de desemprego da Alemanha caiu para 6,8% em janeiro, em uma queda inesperada, segundo dados do Escritório Federal do Trabalho divulgados hoje.

O relatório da instituição aponta que houve uma queda de 16 mil desempregados no país, chegando a 2,916 milhões, interrompendo uma longa série de altas.

"O pano de fundo econômico desfavorável deixou poucos vestígios no mercado de trabalho", afirmou o diretor do Escritório do Trabalho, Frank-Juergen Weise, em comunicado.

A notícia será comemorada pelo governo de centro-direira da chanceler Angela Merkel, que enfrenta uma eleição em setembro que pode ser influenciada pela situação da economia. Maior economia da zona do euro, a Alemanha é um dos países com as menores taxas de desemprego.

Enquanto o percentual de desempregados está em 6,8% no país, chega a 11,7% na zona do euro e 10,7% nos 27 países da União Europeia. A situação é melhor que os países mais afetados pela crise, como Espanha e Grécia, onde o número de desempregados passa de 25%.