Tecnologia é mais utilizada para guardar documentos

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 13/12/2012





Por Lucas Vettorazzo

RIO DE JANEIRO, RJ, 13 de dezembro (Folhapress) - As empresas brasileiras ainda utilizam softwares de computador muito mais para fazer a gestão eletrônica de seus documentos do que para desenvolver novos produtos e serviços, por exemplo.

A informação integra a pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas (TIC Empresas), divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Tanto nas grandes quanto nas pequenas empresas o uso da tecnologia ainda é mais direcionado para a parte burocrática do que para a área criativa.

No questionário da pesquisa, o IBGE listou dez tipos de softwares eletrônicos, com aplicações distintas, e pediu que as empresas marcassem quais elas consideravam como prioritários nos negócios. As companhias puderam marcar mais de uma opção.

Das micro empresas (1 a 9 funcionários) pesquisadas, a gestão eletrônica de documentos foi marcada em 85,6% dos questionários, enquanto o desenvolvimento de produtos e serviços, apenas 7,4%.

Em empresas de 10 a 19 funcionários, a tendência se mantém em uma relação de 85,1% para 10,6%. A proporção é bem parecida em empresas de 20 a 49 empregados --84,5% e 14%.

Quanto maior a empresa mais ela utiliza a tecnologia para sua parte criativa. O uso mais intenso, contudo, não é suficiente para inverter a tendência.

Das companhias pesquisadas com 50 a 499 funcionários, 87,6% marcaram a gestão eletrônica de documentos e 22,9%, a criação de novos produtos e serviços. Nas de porte ainda maior (com mais de 500 funcionários), a relação ficou em 87,6% e 40,5%.

É a primeira edição da pesquisa TIC Empresas. Foram entrevistadas 17.444 empresas públicas e privadas em todo território nacional ao longo de 2010. A mostra separou as companhias por quantidade de funcionários e áreas de atuação.