Energia-Empresas - (Atualizada)

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 31/08/2012

Agência decide intervir em distribuidoras do grupo Rede Energia




Por Mariana Schreiber

BRASÍLIA, DF, 31 de agosto (Folhapress) - Os diretores da Aneel decidiram hoje, em reunião extraordinária, intervir em oito distribuidoras do grupo Rede Energia, que passam por dificuldades financeiras.

Essas empresas são Celtins (TO), Cemat (MT), Enersul (MS), CFLO (Guarapuava, PR), Caiuá, Bragantina, Vale Paranapanema e Nacional -essas três últimas atendem cidades de São Paulo. A dívida total do grupo é de R$ 5,7 bilhões.

O objetivo da intervenção é garantir a continuidade da prestação do serviço, impedindo a repetição dos problemas verificados em outra distribuidora do gruo, a Celpa (PA), que está em recuperação judicial.

Foram nomeados como interventores quatro engenheiros, três deles ex-diretores da Aneel. Eles receberão a remuneração mensal de R$ 41 mil.

As intervenções durarão até um ano e podem ser prorrogadas por mais um ano. As empresas terão agora até dois meses para apresentar planos para equacionar os problemas técnicos financeiros. Se as empresas não conseguirem resolver os problemas, poderão perder definitivamente a concessão

Os diretores da Aneel determinaram a indisponibilidade dos bens dos administradores e diretores das distribuidoras em que foi determinada a intervenção.

Os interventores são Jaconias de Aguiar (Cemat), Issac Pinto Averbuch (Celtins), Jerson Kelman (Enersul) e Sinval Zaidan Gama (as demais).

Essas intervenções foram possíveis devido a um decreto publicado ontem pelo governo federal.