Alckmin debate saída para crise no setor cítrico

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 09/08/2012

O governador de São Paulo, Gerardo Alckmin, deve receber nesta quinta-feira, às 19 horas, no Palácio dos Bandeirantes, grupos de produtores de laranja e lideranças das entidades do setor, para conversar sobre a possibilidade de o governo paulista implantar medidas para atenuar a crise que o setor atravessa. O presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga, Marco Antonio dos Santos, afirmou que os produtores estão na expectativa de que o governador anuncie a compra de suco de laranja concentrado para o programa estadual de alimentação escolar.


Santos explicou que o setor já apresentou a proposta ao governo e espera que a medida seja implantada nas próximas semanas para escoar parte da safra de laranja que pode ficar sem compradores por causa do excesso de suco em estoque nas indústrias. Ele diz que o suco será comprado nas esmagadoras e envasado em embalagens Tetra Pak (longa vida) de 1 litro, em empresas paulistas que estão com capacidade ociosa. Santos calcula que existe potencial para escoamento de 35 milhões de caixas. Cada litro de suco concentrado rende 4 litros de suco hidratado.


Na semana passada o governo federal autorizou a renegociação das dívidas de custeio e investimento dos citricultores, que agora aguardam a regulamentação do preço mínimo de R$ 10,10 por caixa de 60 kg de laranja e o lançamento dos leilões de PEP (Prêmio de Escoamento de Produto) e de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor). O governo também criou uma linha de crédito para manutenção de pomares, com limite individual de R$ 150 mil, taxa de juros de 5,5% ao ano e prazo de até cinco anos para pagamento.