Vó Olívia fortalece a profissionalização de artesãos

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 17/03/2023
O publicitário Cássio Fernandes é o empreendedor que está por trás do sucesso do Empório Vó Olívia

O artesanato mineiro é sucesso por onde passa. Para empresas que apostam na inovação, na criatividade e na valorização da cultura mineira, as barreiras geográficas não impedem que pessoas de qualquer canto do Brasil possam ter acesso a peças genuínas e marcantes, que celebram as histórias e as tradições de um povo repleto de tradições e costumes.

Um desses exemplos é o Empório Vó Olívia, um dos maiores e-commerces de artesanato mineiro do Brasil, que trouxe uma nova forma de se consumir peças produzidas em Minas Gerais. À frente do projeto está o publicitário Cássio Fernandes, que enxergou no segmento, e no formato, uma forma de empreender e dar visibilidade à produção artesanal mineira, valorizando a linguagem, o comportamento e a visão de mundo de um povo rico em história, cultura e talento.

"Entendemos que o artesanato é uma maneira de preservar a linguagem e a memória de um lugar, de um povo. O que é produzido em Minas Gerais, nosso estado, é algo muito valioso para o nosso país. Por isso, temos conosco mais de 150 artesãos parceiros, responsáveis por criar e produzir peças que eternizam a nossa cultura, mantendo vivos os nossos costumes e tradições", revela.

Desde que foi fundado, em 2018, o Empório Vó Olívia sempre ofertou aos clientes Brasil afora um amplo mix de produtos formado por mais de 4 mil itens. Entre as matérias-primas que mais se destacam nas peças estão a cabaça, a madeira de demolição e o ferro, além de tecido, barro e pedra.

O showroom, a sede administrativa e o centro de distribuição do Empório Vó Olívia estão em um amplo galpão localizado em Mercês (MG), cidade natal de Cássio. O negócio é responsável por gerar mais de 30 empregos diretos. Na internet, Vó Olívia já conquistou a marca dos 500 mil seguidores no Instagram. O Empório ainda realiza uma das lives shop mais bem sucedidas entre os e-commerces brasileiros, reunindo, em média, mais de 5 mil pessoas ao longo de toda a transmissão.

Agente de incentivo e profissionalização

O artesanato figura entre os segmentos que mais crescem no Brasil. Dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiros (Sicab) mostram que existem hoje, no país, mais de 8,5 milhões de artesãos. O setor, inclusive, representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano.

O Empório Vó Olívia representa um papel importante nesta história, pois fatura, em média, R$ 1,2 milhão por mês. Todo este movimento faz do projeto um agente de transformação para o segmento, aquecendo a economia colaborativa e gerando emprego, renda, desenvolvimento e empreendedorismo.

Segundo Cássio, mensalmente, o e-commerce emite mais de cinco mil pedidos, que são enviados para todo o Brasil. Estes pedidos chegam, em sua maioria, pelos canais de atendimento do Vó Olívia, como site, Instagram, equipe de vendas e as live shops, realizadas duas vezes na semana.

"O artesão é o protagonista do nosso negócio. Para que a gente consiga atender a tantos pedidos e superar a expectativa e a satisfação dos nossos clientes, estamos sempre trabalhando junto aos artesãos o empreendedorismo, para que possam expandir a sua produção e profissionalizar os seus processos", explica o diretor do Vó Olívia.

E não faltam exemplos de artesãos que viram sua vida mudar após fazerem parte do Empório Vó Olívia. O artesão Willsteman Fonseca, de Santa Cruz de Minas (MG), que cria peças em ferro e madeira, lembra que a parceria com o Vó Olívia começou na pandemia, em um dos momentos mais críticos. "Com tudo fechado, a gente não tinha pra quem vender o nosso artesanato. Foi aí que o Empório Vó Olívia apareceu e nos encheu de esperança. Firmamos uma parceria que fez com que eu ampliasse meu galpão e hoje consigo gerar emprego e renda para muitas pessoas. Além disso, o Vó Olívia nos proporciona visibilidade e credibilidade, algo super importante para nós", revela.

A artesã Maria do Rosário Paulino, de Goianá (MG), responsável por criar diversas peças em tecido, sempre teve a costura como um hobby. Mas, depois do Vó Olívia, viu a possibilidade de aumentar seus ganhos e profissionalizar esta habilidade que cultiva desde a infância. "Meu olhar para a arte e para o artesanato mudou completamente. Hoje penso em projetos, etapas de produção e muitos outros detalhes para criar nossas peças. Isso, em contrapartida, traz pra gente um retorno muito significativo, que é a valorização do nosso trabalho e do nosso estado Minas Gerais".   

O legado de uma avó

O artesanato, muitas vezes, é passado de geração para geração. Assim como as habilidades e técnicas, ensinamentos e atitudes também fazem parte do legado de quem foi importante para nós, como é o caso do Empório Vó Olívia.

A escolha do nome foi uma maneira de preservar e homenagear Olívia Maria da Silva, avó de Cássio. "A Vó Olívia foi uma mulher que transpirava a mineiridade. Foi ela quem criou a mim e os meus irmãos depois do falecimento da nossa mãe. Era uma mulher simples, mas de muitas habilidades e sabedoria", lembra.

 O gestor do Empório destaca que uma das características mais marcantes de Olívia era a de acolher e de dar oportunidade para as pessoas. "Quando falamos de artesanato, falamos de carinho, criatividade e visões de mundo. Acolho cada um de nossos artesãos, deixando que eles mostrem o seu talento e a sua arte. Entendemos que é desta forma que conseguimos agregar tanto ao nosso projeto e cumprir o nosso propósito de resgatar memórias e lembranças", finaliza.