Vírus incurável mata adolescente de 14 anos um dia após diagnóstico

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 22/07/2024
A morte causada pelo vírus Nipah gera preocupação nas autoridades indianas

Uma morte causada pelo vírus Nipah gera preocupação nas autoridades indianas. Um adolescente de apenas 14 anos morreu devido à infecção um dia após o diagnóstico. 

De acordo com as autoridades de saúde da Índia, o rapaz morreu no domingo (21). O vírus, que é incurável, ataca o cérebro do paciente e pode ser transmitida para outras pessoas. 

Por conta da possibilidade de transmissão, moradores da região em que o adolescente vivia foram instruídos a utilizarem máscara em locais públicos. A ministra da Saúde de Kerala, Veena George, disse que o menino era da cidade de Pandikkad e que todos que entraram em contato com ele foram isolados e testados.

Vírus Nipah

A doença foi identificada pela primeira vez em 1999. O nome Nipah, vem da vila malaia onde o vírus foi isolado. O patógeno pertence à família dos paramixovírus, a mesma da qual fazem parte os causadores da caxumba e do sarampo.

Os seres humanos podem ser infectados pelo vírus ao ingerirem alimentos contaminados ou através do contato com fluídos corporais de morcegos, porcos ou pessoas contaminadas. 

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

O paciente contaminado apresenta dores de cabeça, dificuldade para respirar, tosse, febre e possibilidade de inchaço cerebral. A taxa de letalidade da doença é de 40% a 75%. 

Não há tratamentos ou vacinas para o vírus.