Veja 20 melhores e 20 piores cidades em qualidade de vida do país

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 15/07/2024
Maringá ficou classificada na 15ª posição entre as melhores

O Índice de Progresso Social (IPS) de 2024, que mede a qualidade de vida da população, divulgou o ranking das 20 melhores e 20 piores cidades do país.

Maringá ficou classificada na 15ª posição entre as melhores. É a única cidade do Paraná citada.  A campeã do ranking é a cidade Gavião Peixoto, que fica no interior de São Paulo.  Já a cidade com pior pontuação foi Uiramutã, (RR). Nenhuma paranaense está na lista das “piores”.

-LEIA MAIS: Paraná lidera ranking nacional de serviços urbanos e qualidade de vida

O Índice de Progresso Social Brasil, desenvolvido por meio da metodologia do Social Progress Imperative, é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.

O IPS Brasil é o índice da realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do país. O índice proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos.

O IPS Brasil 2024 é composto por 53 indicadores secundários de fontes públicas que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados, não investimentos. Essas variáveis foram agregadas em um índice geral, com nota de 0 a 100, e índices para 3 dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes (Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior).

Estes dados norteiam as estratégias para o aprimoramento e sustentação da qualidade de vida das pessoas. A escolha dos indicadores foi baseada na confiabilidade das fontes dos dados, acessibilidade, abrangência e atualização.

O índice considera, portanto: Necessidades Humanas Básicas (Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Moradia e Segurança pessoal); Fundamentos do Bem-estar (Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e bem-estar e Qualidade do Meio Ambiente); e Oportunidades (Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolhas, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior).

Veja lista das 20 cidades com melhor qualidade de vida no Brasil

Veja a lista das 20 cidades com pior qualidade de vida no Brasil