Sinônimo de tradição em potes no mundo todo, a empresa Tupperware afirmou, na última sexta-feira (7), que está à beira da falência. A fabricante publicou um documento dizendo que há "dúvidas substanciais sobre a capacidade da empresa de continuar operando".
Após o anúncio, as ações da empresa na bolsa de valores caíram quase 40% nesta segunda-feira (10). A diretoria afirma que está trabalhando com consultores financeiros para conseguir um financiamento e seguir com as atividades.
- LEIA MAIS: Dados do IBGE apontam que inflação oficial subiu 0,71% em março
A Tupperware afirmou que não terá dinheiro suficiente para financiar suas operações se não garantir dinheiro adicional. A companhia está explorando possíveis demissões e revisando seu portfólio imobiliário para possíveis esforços de economia de dinheiro.
"A Tupperware embarcou em uma jornada para reverter nossas operações e hoje marca um passo crítico para lidar com nossa posição de capital e liquidez”, disse o CEO Miguel Fernandez em comunicado à imprensa. “A empresa está fazendo tudo ao seu alcance para mitigar os impactos dos eventos recentes e estamos tomando medidas imediatas para buscar financiamento adicional e resolver nossa situação financeira".
Tradição envolta em problemáticas
O negócio de 77 anos tem lutado nos últimos anos para manter sua relevância contra os rivais. Ela vem tentando se livrar de sua imagem séria e atrair clientes mais jovens com produtos novos e modernos. Também fechou um acordo com a Target no ano passado para vender seus produtos.
Vários problemas estão prejudicando a Tupperware, incluindo um “declínio acentuado no número de vendedores, uma retração do consumidor em produtos domésticos e uma marca que ainda não se conecta totalmente com os consumidores mais jovens”, de acordo com Neil Saunders, analista de varejo e diretor administrativo da GlobalData Varejo.
Saunders disse que a Tupperware está em uma “posição precária” financeiramente porque luta para aumentar as vendas e por ser pouco ativa, não tem “muita capacidade de arrecadar dinheiro”.
“A empresa costumava ser um viveiro de inovação com utensílios de cozinha para resolver problemas, mas realmente perdeu sua vantagem”.
A Tupperware fala que a entrada na Target faz parte da reinvenção da marca, que inclui planos de expandir os negócios por meio de vários canais de varejo e colocar seus produtos na frente de consumidores mais jovens que nunca ouviram falar das festas da companhia.
Mas isso não funcionou até agora: as ações caíram 90% em 2022. Também emitiu outro aviso de “continuidade” em novembro passado.
Fonte: CNN Brasil.