O Rio Grande do Sul voltou a registrar temporais e, em consequência disso, novas enchentes aconteceram em diversas regiões do estado. O fenômeno acontece pouco tempo depois das chuvas históricas que impõem a necessidade de reconstrução completa de determinados pontos.
As fortes chuvas atingiram os municípios gaúchos no fim de semana. De acordo com as informações do Metsul, que monitora as condições climáticas no estado, entre a noite de domingo (16) e a manhã desta segunda-feira (17), o nível do lago Guaíba subiu cerca de 17 centímetros, passando de 2,53 metros para 2,70 metros. A cota de inundação do Guaíba é de 3,60 metros.
- LEIA MAIS: Frente fria causa novos temporais no RS e estragos já são registrados
Um dos locais mais afetados pelas chuvas dos últimos dias é São Sebastião do Caí. O rio que banha a cidade – conhecido como Caí – subiu cerca de doze metros em 48 horas, ficando acima da cota de inundação.
A capital tem previsão de temporais pelos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de tempestades para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (17). Conforme o órgão, existe a possibilidade das chuvas chegarem a 30 milímetros por hora.
Segundo o comunicado, 189 cidades correm risco de registrar chuvas fortes. O tempo instável pode provocar queda de energia, descargas elétricas, quedas de árvores e/ou alagamentos.
Até o momento, as enchentes no RS já deixaram 176 pessoas mortas e 806 feridos. Mais de 2 milhões de pessoas já foram afetadas pelas chuvas, que atingiu praticamente todas as cidades do estado.
Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Com informações do site Carta Capital.