Sexta (31) é o último dia para entregar a declaração do IR 2024

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 30/05/2024
Quem não entregar a declaração dentro do prazo vai ter de pagar multa.

O contribuinte tem até esta sexta-feira, 31 de maio, para entregar a declaração do Imposto de Renda 2024. E quem pode folgar no dia Corpus Christi e emendar o descanso no fim de semana deve ficar atento para não perder o prazo. Como não é feriado nacional e sexta-feira (31) será dia útil, o documento deverá ser entregue para a Receita Federal até às 23h59.

- LEIA MAIS: Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça em Califórnia

Quem não entregar a declaração dentro do prazo vai ter de pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda.

Para quem ainda não conseguiu todos os documentos necessários e não tem todas as informações, a dica é enviar a declaração dentro do prazo, mesmo com erro e incompleta. Depois, basta retificar. Assim, evita o pagamento de multa.

Bom lembrar que o prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda para os municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul foi prorrogado até 31 de agosto.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Para quem ainda não entregou a declaração, a dica da Receita para para reduzir o risco de erros e cair na malha fina é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo usando este modelo, o fisco alerta que o contribuinte deve checar todas as informações antes do envio da declaração.

O uso da declaração pré-preenchida, aliás, deve bater recorde este ano. Até o momento, cerca de 40% dos contribuintes que já enviaram o documento usaram o recurso para preencher a declaração do IR 2024. Em 2023, 23,9% das pessoas fizeram o documento neste sistema.

Restituição do Imposto de Renda 2024

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 vai ser pago na sexta-feira (31), mesmo dia que encerra o prazo para entregar a declaração. O dinheiro cai na conta ou no PIX informado pelo contribuinte na declaração a partir da 0h do dia 31 de maio.

Para saber se vai receber a restituição do Imposto de Renda 2024 no primeiro lote, o contribuinte deve fazer a consulta simples no site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br. Basta informar o CPF, o ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento.

Vão receber a restituição no primeiro lote 5,5 milhões de pessoas. Na lista estão cerca de 3,8 milhões de contribuintes com prioridade legal, quase 900 mil gaúchos afetados pela tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul e cerca de 800 mil contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.