Senado dos EUA aprova resolução em defesa da democracia no Brasil

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 28/09/2022
Senado dos EUA aprova resolução de Bernie Sanders em defesa da democracia no Brasil

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (28), uma resolução do senador democrata Bernie Sanders em defesa da democracia no Brasil.

A resolução não só forçará o Senado a emitir uma nota de apoio ao eleito como também exigirá da Presidência dos EUA um rompimento de todos os laços com o Brasil, caso o país seja liderado por alguém que não aceite o resultado das urnas e tome o poder de forma autoritária.

Sanders falou do projeto em uma entrevista ao site norte-americano Politico. Na conversa, afirmou que a ideia, segundo ele, é apoiar o candidato que vencer as eleições presidenciais de forma justa e livre, independente do resultado. 

“Seria inaceitável que os Estados Unidos reconhecessem e trabalhassem com um governo que realmente perdeu a eleição. Seria um desastre para o povo do Brasil e enviaria uma mensagem horrível para o mundo inteiro sobre a força da democracia”, afirmou Sanders.

A resolução proposta por Sanders, entretanto, é não-vinculante, ou seja, não implica em ações práticas obrigatórias. Na prática, são criadas para manifestar uma opinião conjunta da casa legislativa.

“Isso é um começo. É importante que o povo brasileiro saiba que estamos do lado deles, do lado da democracia e que podemos ir mais longe”, ressaltou o político norte-amerciacano.

Com informações de O Tempo.