Segundo vice-diretora da OMS, nenhuma vacina terminará fase 3 em 2020

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 14/10/2020
Segundo vice-diretora da OMS, nenhuma vacina terminará fase 3 em 2020

Nesta terça-feira (13), a vice-diretora geral da área de Medicamentos, Vacina e Produtos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, falou sobre o ritmo dos estudos em busca de uma vacina para a covid-19 em uma entrevista.

De acordo com Mariângela, nenhuma vacina que está sendo feita deve terminar a fase 3 de testes até o fim deste ano.

Ainda segundo ela, há dez candidatas no último passo dos estudos clínicos, etapa ao qual a vacina é oferecida a várias pessoas, para encontrar problemas que não foram descobertos em outros estudos menores, justamente pela segurança dos usuários finais.

 "Não tem nenhuma vacina que vai terminar a fase 3 antes do final do ano. As que estão na fase mais avançada, a expectativa é que a fase 3 termine em dezembro e janeiro", diz a vice-diretora. "Depois disso, ainda tem que fazer a questão da qualidade, para ver se está sendo produzida de acordo com os parâmetros internacionais de qualidade. Até ela chegar no mercado vai ser em meados do ano que vem", continua.

E além disso, segundo a vice-diretora, não deve haver também campanha de vacinação no ano de 2021, por conta de "não haver vacina suficiente para todo mundo".

"Então, o que a OMS está orientando, e o Brasil tem participado dessas discussões, é que se tenha uma prioritização de vacinar profissionais da saúde e pessoas do grupo de risco. Isso dá mais ou menos 20% da população".

Com informações; CNN.