Além de sofrer com chuvas e inundações, o Rio Grande do Sul enfrenta também o frio. Alguns municípios do estado gaúcho registraram geada e temperatura de 4 °C na manhã desta terça-feira (14).
Uma frente fria atua sobre o estado e deve se agravar nesta quarta-feira (15), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão aponta que o frio mais intenso acontece na região da campanha e serra gaúcha. Em alguns municípios as máximas não irão ultrapassar os 10 °C. Em Porto Alegre, os termômetros devem chegar a máximas entre 16 °C e 18 °C nesta terça-feira.
- LEIA MAIS: Cachorro salvo de enchente no RS fica ‘nadando’ no ar após resgate
Uma queda brusca nas temperaturas poderá ser observado nesta quarta. Ao amanhecer, as mínimas podem chegar a 0° na serra, condição favorável para formação de geada moderada e até mesmo forte em alguns pontos, de acordo com o Inmet.
Já na região da campanha e serra do sudeste, as mínimas ficarão em torno dos 2 °C e também com formação de geada. A tarde seguirá com temperaturas baixas na maior parte do estado.
Ainda conforme o Inmet, o frio não atingirá apenas o Rio Grande do Sul, mas também Santa Catarina e o Paraná. Algumas regiões do estado catarinense, como o sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Nordeste Rio-grandense e Serrana, podem registrar mínimas que devem variar entre 3°C e 0°C.
No Paraná, a queda de temperatura é menor, mas também de perigo, com alerta de perigo para declínio maior que 5 °C, o que apresenta risco à saúde.