Um ano atrás, Luke Hartley vivia uma vida pacata em Seattle, nos Estados Unidos, em meio a alunos do ensino fundamental na escola onde atuava como professor de música. Hoje, porém, a vida dele é bem diferente. Em uma virada radical de carreira, Luke largou tudo e se lançou ao mar para encarar uma volta ao mundo de veleiro.
📰 LEIA MAIS: Homem que atropelou ciclista escondeu carro e tentou negar crime
Atualmente na Polinésia Francesa, o professor compartilha sua aventura pelas redes sociais sob o nome Sailing Songbird — algo como ‘pássaro canoro navegando’, na tradução livre para o português.
No Instagram, acumula 897 mil seguidores, que acompanham o dia a dia dele na Vancouver 27, embarcação de 8 metros de comprimento que data de 1976. “Nunca pensei que viveria em tempo integral em um veleiro de 27 pés”, disse em uma publicação.
A vida no mar tem sido a experiência mais desafiadora e gratificante da minha vida. Os altos são enormes e os baixos parecem esmagadores às vezes– Luke Hartley
Volta ao mundo em veleiro
Luke decidiu tirar do papel, no ano passado, um sonho antigo que o acompanhava. Depois de pensar muito a respeito, pediu demissão e vendeu tudo o que tinha para comprar o barco.
Ao longo de sete meses, se dedicou a consertar o veleiro de 48 anos de idade e, em sete de outubro de 2023, deu adeus à terra firme ao embarcar na jornada pelo mar de Seattle.
Desde então, Luke enfrentou tempestades, conheceu novas culturas e até viveu um perrengue ao ficar incomunicável depois de ter perdido, submersa, a antena da Starlink que lhe provia internet.
“Fiquei apavorado com a solidão que viria. […] Olhando para trás, sei que essa foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. Sou grato pela solidão que experimentei e estou para sempre mudado pelos insights que tive durante esta jornada”, comentou.
As informações são da Revista Náutica