Os tratores agrícolas possuem características únicas que fazem dele uma máquina extremamente importante no setor do agronegócio, algumas delas são: robustez, potência, torque e tecnologias embarcadas. Entretanto, nenhum desses requisitos será válido se o produtor não fizer a escolha certa do pneu trator de forma correta.
Esse fato se dá porque esse utilitário interfere diretamente no desempenho das atividades da máquina no campo o que, indiretamente, também afeta na qualidade dos produtos e nos resultados daquela safra. Por isso, é tão essencial fazer a escolha certa na hora de comprar, para entender como fazer isso, leia o artigo até o fim e confira as melhores dicas.
Principal função
Muitos podem acreditar no mito de que o pneu agrícola se trata apenas de um acessório dos tratores, entretanto, isso não é verdade. O pneu das máquinas agrícolas é o responsável pela tração do equipamento e é o elo entre o solo e o veículo. Ainda mais do que isso, a escolha certa para o uso em diferentes tipos de solo significa um aumento no desempenho agrícola, isso porque ocorre o aumento da capacidade de operação, aumento da vida útil, uma qualidade de serviço ainda maior e a redução no consumo de combustível.
Diferentes tipos de pneus agrícolas
Como no mercado há diferentes tipos de modelos, também existe mais de um tipo desse acessório tão importante. Por isso, caso você esteja procurando por promoção de pneus, é importante entender melhor sobre esse assunto.
Pneu radial
O pneu radial é o mais indicado para tratores e comboios, isso porque sua construção é feita de forma mais sofisticada. Sua principal característica é uma maior área de contato com o solo, esse fato faz com que ele proporcione uma menor compactação e um poder de tração maior.
Pneu diagonal
Esse modelo é mais usado nas colheitadeiras, entretanto, também pode ser utilizado nas demais máquinas agrícolas. O pneu diagonal tem como característica uma apresentação de construção mais simples, quando comparado ao radial, além disso, ele possui uma distribuição pouco regular da pressão, consequentemente, ocorre uma compactação do solo, isso porque ele não absorve o relevo de forma tão fácil.
Pneus OTR
Essa categoria é considerada essencial para o uso agrícola. A sigla OTR, significa Off The Road, a construção deles se dá de forma específica para atuação em terrenos mais duros e acidentados, como, por exemplo, os que são encontrados em mineradoras e também em construções civis.
Entretanto, eles também são subdivididos nas categorias radial e diagonal. Eles podem resistir aos mais difíceis e inóspitos tipos de terrenos. Dessa forma, eles atendem uma grande demanda e diferentes tipos de segmentos, como, por exemplo, pedreiras, minas subterrâneas e operações industriais.
As características que mais se destacam nesse tipo de pneu são: sulcos mais profundos, que contém um área de contato maior e uma alta resistência a cortes e aos arrancamentos o que, consequentemente, potencializa o desempenho na parte lateral dos pneus.