Pilotos de aeronaves da Azul Linhas Aéreas reportaram aos órgãos de controle de tráfego aéreo a visualização de luzes brilhantes nos céus do Ceará no início de julho. A coluna de Igor Pires do Diário do Nordeste teve acesso a um vídeo de um perfil no YouTube que registra áudios dos pilotos relatando os Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs, Unidentified Aerial Phenomena), mais conhecidos como Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis), termo este obsoleto.
📰 LEIA MAIS: Trem atinge caminhonete em Apucarana na manhã desta quinta (01)
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a veracidade dos áudios e forneceu mais informações sobre o formulário utilizado por controladores para registro dos detalhes dos avistamentos:
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), informa que os áudios entre o Centro Recife e Controle Fortaleza com as aeronaves sobre o avistamento de luzes são verídicos”, disse em nota.
O formulário mencionado é um modelo previsto no Sistema de Defesa Aérea, e os dados foram coletados, estando atualmente em posse do Decea para análise e comparação.
“Algumas informações, como a cor do objeto, trajetória e altitude, ficaram incompletas antes da transferência do tráfego, sendo necessário realizar uma coordenação entre os controles de área Recife e Terminal Fortaleza”, completou a FAB, referindo-se ao fato de que tanto o Centro Recife quanto o Controle Fortaleza solicitaram características dos avistamentos aos pilotos.
Com informações do portal DOL e Diário do Nordeste