A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério da Previdência Social, prendeu em flagrante um estagiário e apreendeu duas estagiárias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por esquema envolvendo fraudes em empréstimos consignados de beneficiários do INSS, na manhã desta quarta-feira (17/7).
📰 LEIA MAIS: Carreta fica destruída após tombamento na BR-376 no Distrito do Pirapó
De acordo com as investigações, os suspeitos realizavam diariamente dezenas de procedimentos fraudulentos, desbloqueando benefícios para fins de empréstimos consignados sem que o verdadeiro titular comparecesse para solicitar o serviço. Para isso, inseriam documentos falsos nos sistemas do INSS.
Uma vez desbloqueado o benefício para obtenção de empréstimo, outros envolvidos nas fraudes viabilizavam a obtenção de valores perante instituições bancárias diversas, também com a utilização de documentos falsos.
Diante dos fatos, o estagiário foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahi, ao passo que as adolescentes apreendidas foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente Infrator da Polícia Civil/BA para a formalização dos procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
As investigações prosseguirão para identificar demais membros da associação criminosa.