Em uma ação contra o tráfico internacional de animais, realizada nesta quinta-feira (30), a Polícia Federal do Rio de Janeiro prendeu uma pessoa e apreendeu tapetes de pele de onça e duas cobras em um apartamento do Leblon, na Zona Sul da cidade.
A ação faz parte da Operação Marraquexe, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico de animais silvestres, exóticos e em extinção.
Ao todo foram emitidos cinco mandados de prisão, sendo três de prisão preventiva e dois de prisão temporária, em Macapá, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além de 10 mandados de busca e apreensão em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Castelo, no Espírito Santo, São Paulo, Lavrinhas e Pindamonhangaba, no estado de São Paulo, em Macapá e no Rio de Janeiro.
Durante a ação, foram localizados diversos animais, especialmente cobras. Com apoio dos órgãos ambientais de cada estado, foi dado o devido encaminhamento das espécies por parte da Polícia Federal.
A ação desta quinta foi um desdobramento da Operação Marraquexe deflagrada em maio de 2018, que identificou um homem que vendia répteis de espécies variadas, algumas oriundas da Venezuela e Índia, que integram a lista de animais da Convenção de Washington sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).
O investigado poderá responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de animais e receptação qualificada.
A pena poderá chegar a 18 anos de prisão, além do pagamento de multa.
Com informações: G1.Globo