Nesta quinta-feira (10), foi deflagrado pela Polícia Federal (PF) a Operação Caixão, para combater uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Segundo as informações, as apurações sobre o caso iniciaram-se em junho deste ano, quando uma pessoa foi presa em Jataí (GO), transportando 278 kg de maconha em dois caixões, onde estariam vítimas de Covid-19. A PF descobriu também que os clientes, que iriam adquirir a droga, já estavam detidos em Aparecida em Goiânia. A droga teria saído de Ponta Porã (MS) e tinha como ponto de entrega a cidade de Goiânia.
No total, 40 policiais federais cumprem 14 mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal de Jataí, sendo 4 mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porangatu (GO), Rio Verde (GO), Ponta Porã (MS), Campo Verde (MT) e Brasília.
Os criminosos envolvidos responderão por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Os suspeitos podem ficar há mais de 15 anos presos. A operação recebeu essa nome por fazer referência à apreensão de droga dentro de caixões funerários, os quais estariam carregados com supostas vítimas de coronavírus.