Pessoa é levada por enchente durante tentativa de resgate no RS; vídeo

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 03/05/2024
Caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (2)

Um vídeo que circula nas redes sociais está chamando atenção e comovendo os internautas. A gravação mostra uma tentativa de resgate de duas pessoas que estavam em cima do telhado de uma casa em meio à enchente, no Rio Grande do Sul. Um helicóptero da Brigada Militar se aproxima, consegue resgatar uma delas, porém, antes de conseguir realizar o salvamento da segunda pessoa, a residência desaba. 

Em nota à imprensa, a Brigada Militar esclareceu que a situação aconteceu na tarde desta quinta-feira (2), no município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari. A corporação lamentou "profundamente o ocorrido e reafirma o seu esforço incansável no resgate, auxílio e ações humanitárias para com as famílias afetadas por mais essa catástrofe climática".

- LEIA MAIS: Chuvas que causam estragos no Sul chegam ao Paraná nesta quinta (2)

O Rio Grande do Sul vem sendo castigado pelo alto volume de chuva desde a segunda-feira (29). De acordo com as autoridades, subiu para 32 o número de vítimas em decorrência dos temporais. A Defesa Civil informa ainda que há 60 desaparecidos e 36 feridos. O órgão soma cerca de 14,8 mil pessoas fora de casa, sendo 4.645 pessoas em abrigos e 10.242 desalojados. 

Nesta quinta, o governo federal reconheceu estado de calamidade pública no RS. Na noite da última quarta-feira (1º), o governo do Estado já havia decretado estado de calamidade pública pelos "eventos climáticos de chuvas intensas", medida válida por 180 dias. 

Confira a nota da Brigada Militar:

"A Brigada Militar esclarece sobre o vídeo que circula nas redes sociais, que mostra uma tentativa de salvamento realizada por uma aeronave da corporação, na tarde desta quinta-feira (2/5), no município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari.

Uma equipe, a bordo de um helicóptero, foi enviada para resgatar duas pessoas que estavam ilhadas em cima do telhado de uma residência. O tripulante responsável pelo salvamento desceu e resgatou uma das pessoas com sucesso.

Ao descer para remover a segunda pessoa, a estrutura da casa não aguentou a violência da água e colapsou. O tripulante, que se encontrava içado ao helicóptero, sobreviveu. A segunda pessoa foi arrastada pela água.

A Brigada Militar lamenta profundamente o ocorrido e reafirma o seu esforço incansável no resgate, auxílio e ações humanitárias para com as famílias afetadas por mais essa catástrofe climática."

Veja o momento:   
tnonline