A variante ômicron, nova mutação do coronavírus que está se espalhando pelo mundo, está registrando óbitos no Reino Unido, segundo o vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab.
Ele afirmou que o país teve mortes causadas pela ômicron, chegando a 12 óbitos. Dominic falou sobre o caso nesta segunda-feira (20).
A variante foi detectada pela primeira vez no sul da África, há menos de um mês, e já se disseminou pelo mundo. Ela se espalha de forma mais rápida que a variante delta e já foi detectada em quase 90 países, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Estudos indicam que ela é mais transmissível (o Reino Unido, por exemplo, tem registrado sucessivos recordes diários de novos casos). Mas ainda não se sabe se ela causa uma forma mais grave de Covid-19.
Ômicron predominante na Inglaterra
O vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, disse também que 104 pessoas estão atualmente hospitalizadas com a ômicron no Reino Unido, e autoridades alertaram na semana passada que as hospitalizações podem bater novos recordes devido à variante.
O secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, disse no domingo (19) que a ômicron já é responsável por 60% dos casos na Inglaterra e 80% em Londres.
Javid afirmou também que 10% da população elegível à vacinação contra a Covid-19 (mais de 5 milhões de pessoas) ainda não se imunizou e os não vacinados são cerca de 90% dos pacientes internados que precisam de mais cuidados nos hospitais
Com informações; G1.