No último domingo (24), Nicolás Maduro, que é presidente da Venezuela, fez um pronunciamento em rede de TV estatal, onde fala sobre um antiviral que tem capacidade de "neutralizar em 100% a Covid-19". O remédio é chamado de Carvativir e é composto de "gotas milagrosas", que passaram por um longo período de estudos em pacientes internado com a doença, na rede pública de saúde do país.
“Está estabelecida a patente nacional e internacional e o registro sanitário foi feito no país, e posso apresentar o medicamento que neutraliza 100% o coronavírus, o Carvativir, mais conhecido como gotas milagrosas”, disse o presidente, no tradicional pronunciamento dominical na VTV Venezuela, rede de televisão estatal.
Nenhuma prova científica ou princípios ativos foram apresentados pelo presidente. Conforme Maduro, a fórmula ainda estará em revistas científicas especializadas, além de apresentá-la à Organização Mundial da Saúde (OMS) para conseguir uma certificação internacional.
De acordo com as informações, os estudos foram realizados em um período de nove meses, sendo aplicados em pacientes moderados sem sintomas, em estado grave intubados e nos que apresentam risco de morte. Segundo Maduro, os testes foram feitos no Hospital Poliedro de Caracas e todos conseguiram se recuperar do novo coronavírus.
Ainda segundo o presidente, o medicamento não apresentou efeito colateral as pessoas que participaram dos testes e é totalmente seguro.
“São dez gotas sob a língua a cada quatro horas e o milagre está feito. É um poderoso antiviral que neutraliza o coronavírus, fabricado na Venezuela”, informa Maduro.