Um navio da Marinha da Nova Zelândia encalhou e afundou nas proximidades de Samoa, mas todos os 75 tripulantes e passageiros foram resgatados, conforme um comunicado da Força de Defesa da Nova Zelândia. O Manawanui, uma embarcação voltada para mergulho e hidrografia que custou R$ 345 milhões ao governo neozelandês em 2018, encalhou na costa sul de Upolu na noite de sábado enquanto realizava uma pesquisa nos recifes. A causa do acidente ainda é desconhecida e necessita de uma investigação mais aprofundada.
De acordo com a Força de Defesa, algumas das pessoas resgatadas apresentaram ferimentos leves, incluindo lesões resultantes da travessia de um recife. Diversas embarcações participaram da operação de resgate, auxiliando na retirada da tripulação e dos passageiros que deixaram o navio em botes salva-vidas.
As pessoas que estavam embarcados começaram a ser colocadas em botes salva-vidas às 19h52 do sábado, e posteriormente foram transferidas para embarcações que as levaram a terra firme.
“Os socorristas lutaram contra correntes e ventos que empurravam os botes salva-vidas e os barcos em direção aos recifes, e as ondas tornaram o esforço de resgate particularmente desafiador”, disse o Exército neozelandês.
LEIA MAIS: Candidato é preso comprando voto com sorvetes na região
"Estamos muito gratos pela ajuda de todos os envolvidos, desde o RCCNZ [Centro de Coordenação de Resgate], que coordenou os esforços de resgate, até os navios que responderam e levaram nossa tripulação e passageiros do Manawanui para um local seguro" disse o Comandante do Componente Marítimo, Comodoro Shane Arndell.
No horário local, o navio estava acentuadamente inclinado e a fumaça podia ser vista. Foi confirmado às 9h que ele havia virado e estava abaixo do nível do mar. Judith Collins, Ministra da Defesa da Nova Zelândia, classificou o encalhe como um "problema real para todos a bordo" e destacou a relevância de identificar a origem para prevenir situações similares no futuro.
Os serviços de emergência de Samoa lideraram as operações de resgate, contando com a colaboração dos militares australianos e do centro de socorro da Nova Zelândia.
Na Nova Zelândia e no Pacífico Sul, o Manawanui é empregado para executar diversas atividades especializadas de mergulho, salvamento e pesquisa.
Informações por O GLOBO