Neste sábado (3) poderá acontecer um evento histórico: o retorno à Lua. Após cancelar a missão Artemis 1 no dia 29 de agosto e também nesta sexta-feira (2/9), a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) confirmou a nova tentativa de lançamento para este sábado, às 15h17, horário de Brasília. A Nasa anunciou a nova data após previsão de tempestades para esta sexta.
A Missão Artemis I, marca o reinício da exploração lunar com missões tripuladas. A agência espacial pretende realizar a decolagem do foguete SLS às 15h17, mas tudo está suscetível a alterações devido a mudanças do clima no Cabo Canaveral. O evento histórico será transmitido ao vivo no canal do YouTube da NASA.
LEIA MAIS - Odisseia no espaço: Nasa marca datas possíveis para retorno à lua
A nova data é uma surpresa visto que a agência espacial planejou três datas para a primeira janela de lançamento da missão e do foguete Space Launch System (SLS): 29 de agosto, 2 de setembro e 5 de setembro.
Caso a NASA não consiga dar início a missão até a próxima segunda-feira (5), o gigantesco foguete SLS terá que retornar para o Edifício de Montagem de Veículos (VAB, na sigla em inglês), onde o sistema de terminação de voo passará por mais testes. Esse sistema possui uma certificação de 20 dias, sendo que após esse período novos testes precisam ser refeitos — a NASA certificou esses componentes no dia 16 de agosto.
ASSISTA O LANÇAMENTO AQUI:
ALERTA DE TEMPESTADE
O motivo de mudar de 2 de setembro para 3 de setembro é a previsão de tempo ruim para a região do Cabo Canaveral, onde a NASA realiza a maior dos seus lançamentos espaciais. Na segunda-feira, o engenheiro chefe do projeto informou que a equipe trabalharia para corrigir o vazamento do líquido de resfriamento até esta quinta, garantido o lançamento na sexta-feira.
Artemis I de VI
Como indicado no próprio nome, esta é a primeira missão do Programa Artemis, que terá um total de cinco missões. Destas, somente a primeira não será tripulada.
Toda a viagem até voltar à Terra deve durar 42 dias — não há um cronograma extremamente preciso sobre o tempo. A espaçonave Orion deverá ficar pelo menos seis dias orbitando a Lua.
Com informações do site Mundo Conectado