O quarto da casa de repouso atingida por um incêndio na manhã deste sábado (10), que deixou seis mortos, ficou deteriorado. "Não dá nem para identificar cama, ar-condicionado, guarda-roupa, mobília, nada", disse à Record TV o bombeiro Aran Barbosa, que atuou no combate às chamas.
O acidente ocorreu na rua Phobus, em São Mateus. Entre as vítimas havia uma cuidadora e cinco idosos.
Quem acionou o Corpo de Bombeiros foi uma cuidadora que chegou ao local para trocar de turno com a colega de trabalho.
No local, havia oito pessoas. Apenas duas idosas foram socorridas com vida. Uma foi levada ao hospital em estado grave, e a outra estava consciente.
A corporação acredita que o incêndio tenha se iniciado devido a um curto-circuito no ar-condicionado; entretanto, a perícia foi chamada ao local para a confirmação.
Segundo o bombeiro, o incêndio começou no quarto que ficou deteriorado. Os demais cômodos da casa de repouso têm resquícios de fogo, mas é possível identificar os móveis ao redor.
Nesse mesmo quarto, um idoso foi encontrado carbonizado. As demais vítimas morreram após ter inalado muita fumaça.
Em nota, a prefeitura de São Paulo informou que o local não tinha alvará de funcionamento. "A UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde) foi acionada para fiscalização, coleta de mais informações e averiguação relativa à presença de outros internos na residência, além dos que faleceram em decorrência da tragédia", informou a prefeitura.
A dona do local e a cuidadora que acionou o Corpo de Bombeiros foram levadas à delegacia de São Mateus para prestar depoimento.
Com informações: R7