Mortes na Europa por chuvas extremas já chegam a 188

Autor: Da Redação,
domingo, 18/07/2021
A chanceler alemã Angela Merkel disse neste, domingo (17) que as enchentes são "aterrorizantes"

O número de mortes contabilizados na Alemanha até agora já chegam a 157, após um distrito da Bavária ter sido atingido pelas condições climáticas extremas, na Europa já são 188 . Imensa quantidade de chuvas tem causado inundações gigantescas. A chanceler alemã Angela Merkel disse neste, domingo (17) que as enchentes são "aterrorizantes", durante visita a uma das áreas afetadas. 

Angela Merkel também  prometeu auxílio financeiro rápido. O governo alemão vai disponibilizar mais de 300 milhões de euros em auxílio imediato e bilhões de euros para reparar as casas, ruas e pontes danificadas, disse o ministro das Finanças, Olaf Scholz, ao jornal semanal Bild am Sonntag.

A escala das enchentes também pode impactar a eleição alemã em setembro do ano que vem. O prêmie da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, que é candidato do partido CDU para substituir Merkel, se desculpou por ter rido nos bastidores enquanto o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, falava com a imprensa após visitar a cidade de Erftstadt, que foi devastada.

Na Bélgica, que terá um dia nacional de luto na terça-feira (20), os níveis da água baixaram no domingo e a operação de limpeza dos destroços está em andamento. Militares foram enviados à cidade de Pepinster, onde vários edifícios desabaram, para procurar mais vítimas. Dezenas de milhares de pessoas estão sem eletricidade e as autoridades belgas disseram que o estoque de água potável também é uma grande preocupação.