Médicos alertam sobre riscos do futebol aos fins de semana

Autor: Da Redação,
domingo, 20/08/2023
Principal problema dos atletas de fim de semana é a falta de preparação para entrar em campo

Que esporte e saúde são aliados, todos sabem. Mas há casos em que a prática esportiva pode até ser fatal. Neste contexto o futebol de fim de semana muitas vezes termina em lesões e pode até ter consequências mais sérias para a saúde, como princípios de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Para médicos especialistas no esporte, o principal problema dos atletas de fim de semana é a falta de preparação para entrar em campo. Assim, mesmo para quem quer só se divertir, partidas de futebol intensas, ainda que intercaladas com descansos, exigem um condicionamento físico superior ao da maioria dos atletas amadores.

- LEIA MAIS: Espanha faz 1 a 0 na Inglaterra e conquista a Copa do Mundo Feminina

“Atividades físicas de só um ou dois dias muito intensos por semana podem trazer mais perigos à saúde que benefícios, principalmente do ponto de vista cardiovascular e ortopédico. Os esportes são essenciais ao bem-estar, mas devem ser organizados para que se possa usufruir dos benefícios. Eles não aparecem se feitos de forma esporádica e explosiva”, afirma o cardiologista do esporte Ricardo Contesini, de São Paulo.

Futebol de fim de semana com segurança

A melhor forma de incluir o futebol de fim de semana na rotina física de atletas amadores é se preparar com antecedência, mantendo uma rotina de saúde que se estenda ao longo de toda a semana: a indicação é cuidar da alimentação, praticar exercícios e dormir bem.

As informações são do Metrópoles.