Mais perigoso do que parece! Saiba por que não se deve segurar espirro

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 12/02/2025
Nós tentamos impedir o acontecimento de espirros, mas isso não é aconselhável

O espirro é um mecanismo de defesa do organismo. Ele é acionado quando o corpo detecta a entrada ou presença de corpos estranhos nos dutos nasais, ele reage com uma pequena irritação e um espasmo, que empurra o muco e tudo que estiver no caminho para fora das narinas. Há situações em que tentamos impedir que espirros aconteçam, e isso pode ser arriscado para a saúde. Entenda!

Por que os espirros acontecem? 

Espirrar acontece quando seu corpo percebe algo em seu nariz que não deveria estar ali. Geralmente é pólen, poeira, bactérias, sujeira ou fumaça.

Espirrar evita que você fique doente ou ferido pelas coisas que entram em seu nariz.

Quando partículas estranhas entram no nariz, elas podem interagir com os minúsculos pelos e a pele delicada que revestem a passagem nasal.

Sinais elétricos - Quando o revestimento do nariz experimenta uma substância estranha, ele envia um sinal elétrico ao cérebro, dizendo-lhe para limpar o nariz.

- LEIA MAIS: Saiba por que não é recomendado deixar as chaves na fechadura à noite

Preparação - Quando o cérebro diz ao corpo que é hora de espirrar, o corpo se prepara para a contração em apenas alguns segundos. A língua se move para o céu da boca, os músculos se contraem e os olhos são fechados à força.

Atchim! - Espirrar força a saída de água, muco e ar do nariz em até 160 km/h. A ejeção dura apenas 150 milissegundos!

Restauração - Em 2012, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que espirrar "reinicia/restaura" os cílios, as células que revestem o tecido dentro do nariz.

Problemas nasais - Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que espirrar não tem o mesmo efeito de "restauração" em pessoas com sinusite ou outros problemas nasais crônicos.

O poder de um espirro - Quando você espirra, seu corpo produz pressão no sistema respiratório, que inclui seios da face, cavidade nasal, garganta e pulmões.

Em um estudo de 2016, os cientistas mediram um nível de pressão de 1 libra-força por polegada quadrada (1 psi ou 6.894,76 Pa) na traqueia de uma mulher ao espirrar.

Os perigos de segurar um espirro - Locais lotados ou situações onde espirrar parecem inoportunos podem nos fazer segurar, ou suprimir o espirro. Mas isso pode ser prejudicial à saúde.

Pressão intensa - Suprimir um espirro pode aumentar a pressão no sistema respiratório para níveis cinco a 24 vezes maiores do que os causados ​​pelo próprio espirro. Essa pressão elevada pode potencialmente levar a vários ferimentos.

Ruptura dos tímpanos - Quando você mantém a alta pressão que se acumula no sistema respiratório antes de espirrar, parte do ar é enviada para os ouvidos.

A pressão nos ouvidos pode causar a ruptura do(s) tímpano(s) e causar perda auditiva. A maioria dos tímpanos rompidos cicatriza sem tratamento, embora em alguns casos seja necessária cirurgia.

Infecção do ouvido médio - Ao conter um espirro, o redirecionamento do ar das passagens nasais para os ouvidos pode transportar bactérias para o ouvido médio, causando uma infecção.

As infecções do ouvido médio são dolorosas. Frequentemente, são necessários antibióticos para tratá-las, mas elas podem desaparecer sem tratamento.

Vasos sanguíneos danificados - Embora raro, o aumento da pressão causado pela supressão de um espirro pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos, nariz ou tímpanos.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Lesão do diafragma - Embora as lesões do diafragma sejam raras, houve casos de ar pressurizado que ficou preso no diafragma e causou o colapso dos pulmões em pessoas que tentavam suprimir os espirros.

Um colapso pulmonar causado por espirros suprimidos é uma lesão com risco de vida que requer hospitalização imediata.

Aneurisma cerebral - A pressão de segurar um espirro pode até levar a um aneurisma cerebral. Esta é uma lesão com risco de vida que pode causar sangramento no cérebro.

Danos na garganta - Embora raro, há pelo menos um caso de uma pessoa que teve ruptura no fundo da garganta ao conter um espirro. Esta é uma lesão grave que exigiu atenção médica imediata.

Costelas quebradas - Segurar um espirro pode fazer com que o ar em alta pressão seja forçado para dentro dos pulmões e quebrar uma costela.

Segurar um espirro pode causar ataque cardíaco? - Espirrar pode afetar temporariamente a frequência cardíaca, mas não deve fazer com que o coração pare.

Você pode morrer segurando um espirro? - Embora não tenha havido relatos de pessoas que morreram diretamente por segurarem espirros, algumas lesões causadas pela supressão deles, como ruptura de aneurismas cerebrais e colapso dos pulmões, podem ser fatais.

Como evitar um espirro sem o segurar - Se você sentir um espirro chegando e quiser pará-lo, assoar o nariz, tratar alergias e evitar olhar diretamente para as luzes pode evitar espirros.

Como tratar espirros - Algumas pessoas são mais sensíveis às substâncias transportadas pelo ar e espirram mais do que outras. Uma maneira de evitar os espirros, sem precisar segurá-los, é fugir de coisas (pó, por exemplo) que fazem você espirrar.

Deixe seu corpo espirrar quando precisar - Na maioria dos casos, conter o espirro não fará muito mais do que causar dor de cabeça ou estourar os tímpanos. No entanto, em alguns, pode danificar gravemente o seu corpo. O melhor mesmo é deixar seu corpo espirrar quando precisar.

Fontes: (Healthline) (The Sun) (Stars Insider)