Maçonaria: o que ocorre nas reuniões e qual o significado dos símbolos

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 07/10/2022
Os ensinamentos e rituais ainda são um mistério entre os não-maçons

De origem francesa, a maçonaria voltou a se tornar assunto entre a imprensa e o público, após um vídeo que começou a circular com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), realizando um discurso em um templo maçônico. No Brasil, a Grande Oriente do Brasil (GOB) é a associação de lojas maçônicas mais antigas no país. Os ensinamentos e rituais ainda são um mistério entre os não-maçons, graças ao segredo mantido nas reuniões entre os membros.

Para Kleber Ulisses Lima Silva, policial civil que pertence a Loja Maçônica de Apucarana Trabalho, Ciência e Virtude, há 22 anos, as polêmicas envolvendo o tema ocorrem puramente por falta de conhecimento.

"A Maçonaria nada mais é do que uma Escola iniciática e filosófica. Seu objetivo é moldar o homem para melhor viver e servir a sociedade. Não é secreta, hoje está quase tudo na internet mas ela é discreta. Não tem mistério nenhum, o que acontece é que tratamos assuntos que interessam a poucos. Ali, se prega a liberdade, a igualdade e a fraternidade e principalmente, respeito a todas as religiões, embora a maçonaria não seja uma religião ou uma seita", explicou o maçom apucaranense. 

Ele explica também que a Maçonaria é uma sociedade com fins filantrópicos para homens que acreditam em Deus.

"Nossa preocupação é a vida em sociedade. Melhorar o homem por meio de uma filosofia que não está disponível a todos, mas sim, apenas a quem se interessa por ela", afirmou.

Rituais e simbologia

As lojas, como são chamadas, são os locais em que acontecem essas reuniões. A base do método são os conjuntos de símbolos que atribuem todo o método educacional nestas simbologias e rituais. Muitos símbolos fazem parte da construção desta filosofia. Alguns são divididos segundo os graus, cada um com o seu ensinamento, representando algo abstrato ligado diretamente a eles.

Com informações UOL.