A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (7). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin, que cumpriam agenda em Montes Claros, Minas Gerais, foram vacinados no evento da campanha.
- LEIA MAIS: Apucarana inicia plantão de atendimento 18 horas da dengue
O presidente 79 anos de idade e Alckmin, 72 e ambos fazem parte do público-alvo desta primeira fase da campanha.
Presidente e vice receberam as doses durante um evento em Montes Claros (MG). Lula foi imunizado pela médica da Presidência Ana Helena Germoglio, e Alckmin, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também é médico.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza de 2025 contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Ao todo, o governo prevê distribuir no SUS cerca de 73,6 milhões de doses de vacinas, sendo: cerca de 67,5 milhões de vacinas para os estados onde a vacinação começou e cerca de 6 milhões de doses na região Norte.
As informações são do G1.