Um jovem de 23 anos morreu no último sábado (17) após ser picado por uma aranha-violinista (Loxosceles reclusa). De acordo com fontes médicas, Giuseppe Russo foi picado na perna direita no dia 13 de julho, em Collepasso, na província de Lecce, na Itália. O jovem trabalhava no campo quando o ataque aconteceu.
- LEIA MAIS: Idoso tenta eliminar aranhas com lança-chamas e incendeia própria casa
Conforme as informações divulgadas pela Agência Italiana de Notícias (ANSA), inicialmente Giuseppe acreditava ter sido picado por um mosquito, mas a ferida cresceu, causando outros sintomas como dor intensa, abscessos e, posteriormente, necrose na perna. Segundo a ANSA, ele morreu quase um mês depois da picada no hospital de Bari, em decorrência de choque séptico e falência múltipla de órgãos.
A aranha-violinista é uma espécie de aranha conhecida pelo nome científico Loxosceles reclusa. Ela é nativa dos Estados Unidos e pode ser prejudicial à saúde dos humanos.
Esse tipo de aranha possui cor marrom e tem cerca de 9 milímetros de comprimento e pernas longas. Ela possui três pares de olhos e tem uma marcação em forma de violino no cefalotórax — essa é a origem do nome popular “aranha-violinista”.
A espécie é comumente encontrada em pedras, tábuas e cascas de árvores e troncos mortos em áreas rurais. Em locais urbanizados, ela pode viver dentro de rachaduras em paredes, telhas, tijolos, tábuas de madeira e embaixo de móveis. Sua preferência é por locais quentes e secos. Geralmente, a aranha-violinista possui hábitos noturnos e constrói teias irregulares.