Um jardim impressionante floresce no meio da terra árida do deserto de Lut, no Irã. Localizado perto de Mahan, na província de Kerman, Bagh-e-Shazdeh, as árvores e as plantas e o colorido das flores impressiona os visitantes que não esperavam encontrar tal estrutura no deserto.
- LEIA MAIS: Multas por danos ambientais no PR chegam a R$ 40 mi no 1º trimestre
O jardim Shazdeh foi construído durante a dinastia Qajar como uma demonstração de riqueza e também para servir de refúgio aos habitantes locais durante as caminhadas pelo deserto. O jardim persa está na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Além da natureza exuberante, destaca-se a arquitetura da construção, que remete à tradição da origem na Pérsia. Ele foi erguido em um sistema escalonado com piscinas e fontes, cercado pela vegetação. O seu pavilhão possui vista para toda a extensão.
A construção em degraus é uma técnica construtiva que auxilia na irrigação das plantas, pois a água flui como uma cachoeira do ponto mais alto ao mais baixo. O líquido é trazido de uma nascente nas montanhas próximas, por meio de um sistema de canais e aquedutos.
"Sempre dividido em quatro setores, com a água desempenhando um papel importante tanto na irrigação quanto na ornamentação, o jardim persa foi concebido para simbolizar o Éden e os quatro elementos zoroastristas: céu, terra, água e plantas", descreve o site da Unesco.