MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Inmet emite alerta de tempestades para 12 Estados e DF

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta no início da manhã desta quarta-feira, 3, para o risco de tempestade em 12 Estados do País, além da região de Brasília. Segundo o comunicado, a previsão é de volumes de chuva que podem variar e

Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 03.01.2024, 13:38:00 Editado em 03.01.2024, 13:43:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta no início da manhã desta quarta-feira, 3, para o risco de tempestade em 12 Estados do País, além da região de Brasília. Segundo o comunicado, a previsão é de volumes de chuva que podem variar entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nos Estados que devem ser atingidos por esse sistema climático.

continua após publicidade
O alerta vale para:

- Região Norte: possibilidade de volumes mais intensos para municípios do Pará, Rondônia e Tocantins; - Região Centro-Oeste: partes dos Estados de Goiás e Mato Grosso está no mapa das chuvas; - Região Sudeste: Minas Gerais e Espírito Santo devem receber o maior volume de precipitação nas próximas horas; - Região Nordeste: Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí serão os mais afetados. A lista completa dos municípios incluídos na zona de alerta pode ser consultada no site do instituto. Apesar do aviso, o Inmet lembra que ele não necessariamente garante a ocorrência de chuvas intensas em todas as regiões, já que a possibilidade de precipitação volumosa e localizada é típica do verão e, nesse caso, se deve à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que passa pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O Inmet afirma ainda que os modelos meteorológicos do instituto mostram que o primeiro mês de 2024 indica chuva abaixo da média no Norte e Sul do País e acima da média no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. As temperaturas deverão ser acima da média em praticamente todo o Brasil, assim como nos últimos meses de 2023, com ondas de calor localizadas e podendo chegar a patamares recordes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Inmet emite alerta de tempestades para 12 Estados e DF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!