O digital influencer Juan Guedes relatou que, após meses enxergando mal, foi diagnosticado ceratocone – uma doença ocular que pode levar à perda total da visão em condições graves. Durante consulta com um oftalmologista, ele descobriu que uma das causas do quadro pode ser o ato de coçar excessivamente os olhos – movimento que ele admitiu fazer bastante, principalmente durante crises de rinite.
Conforme a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), ceratocone é “uma degeneração em que o olho fica com um formato parecido com um cone – o que ocasiona uma visão turva e distorcida”. A doença é rara e ocorre em cerca de uma em cada 2 mil pessoas, principalmente entre jovens na puberdade ou no final da adolescência.
-LEIA MAIS: Silicone de modelo estoura e a faz repensar sobre novas transformações
- Sintomas da doença
- - Agravamento da miopia e astigmatismo irregular;- Visão embaçada, com piora durante o período noturno;- Fotofobia (sensibilidade à luz);- Visão dupla;- Irritação nos olhos.
Mesmo não tendo cura, em casos mais leves, o controle da evolução da doença pode ser feito com óculos ou lentes de contato. Em casos mais graves, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.
As informações são do Metrópoles.