Idoso morre vítima de leptospirose após enchentes no Rio Grande do Sul

Autor: Da Redação,
terça-feira, 21/05/2024
Eldo Gross, de 67 anos

Um idoso de 67 anos é a primeira vítima por leptospirose após as enchentes no Rio Grande do Sul. A morte de Eldo Gross foi confirmada pelo Hospital Bruno Born, de Lajeado, onde estava internado. Ele era morador do município de Travesseiro, no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas no estado gaúcho.

O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou a morte no final da tarde desta segunda-feira (20), após receber amostra do material coletado da vítima.

- LEIA MAIS: Advogada é encontrada morta após 20 dias soterrada no RS

O idoso estava internado no Hospital Municipal Marques de Souza desde a terça-feira (14) e precisou ser transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Bruno Born na quinta-feira (16). Na sexta-feira (17), Eldo morreu e foi enterrado no sábado (18). Na mesma cidade, outras três pessoas estão recebendo tratamento contra a leptospirose.

A doença, causada pela bactéria leptospira presente na urina de roedores, é uma das que mais preocupa as autoridades da Saúde, pois há grande risco de casos em razão do contato com a água das cheias. Até o momento, 19 pessoas foram diagnosticadas com leptospirose no Rio Grande do Sul, além de outras 304 suspeitas de estarem infectadas.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

As enchentes que atingem o RS desde o final de abril mataram 157 pessoas, deixando 88 desaparecidas e mais de 657,8 mil fora de casa. No total, são 2,3 milhões de atingidos de alguma forma pelo desastre ambiental em 463 cidades – o RS tem 497 municípios.